Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Doar sangue

 

Os estoques de sangue do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo estão assustadoramente baixos. Alguns tipos de sangue estão nas últimas bolsas e a situação não tem melhorado com a rapidez que seria necessária.

Não conheço os estoques dos demais bancos de sangue da capital, mas, tomando por base o que acontece na Santa Casa, é possível dizer que a situação está muito complicada. Os estoques de sangue estão baixos e isso é péssimo, porque centenas de pessoas podem ficar sem sangue em caso de acidente ou outra intercorrência que peça uma transfusão.

Doar sangue é um ato de extrema generosidade. É humano, é belo, faz bem para alma e, o que é muito importante, não dói.

Mas doar sangue é mais do que isso. É um ato de inteligência. Ninguém sabe quando precisará de uma transfusão, quando sofrerá um acidente, quando terá necessidade de uma cirurgia de emergência.

Leia também: Do lado do bem

São fatos que acontecem e, se Deus quiser, não acontecerá com você, mas prevenir é muito melhor do que remediar.

O problema não é você, o problema são os outros, ou o destino, que de repente pega pesado e faz você necessitar de uma transfusão de sangue.

Leia também: Doar sangue não dói e faz bem

Ok, você não bebe, dirige de acordo com as regras, respeita todos os semáforos vermelhos, não faz nada errado e, no entanto, na contramão, vem um motorista completamente bêbado, em excesso de velocidade, dirigindo um veículo com pneus carecas e pastilhas de freio vencidas. Não tem como desviar, ele bate de frente e você se machuca seriamente. Não acontece? Acontece. Hoje não foi com você, mas amanhã pode ser. Se todos doarem sangue, se tiverem um pouco de solidariedade humana, as chances de cura serão muito maiores.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.