Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O cardeal voando na USP

 

Não tenho a menor certeza se existe uma relação entre os fatos. A verdade é que me esqueci de falar da florada das tipuanas. Andando na USP, no Dia de Finados, vi as grandes árvores com suas florezinhas amarelas manchando o verde intenso de suas folhas de primavera e me lembrei que as tipuanas têm lugar especial na vida de São Paulo. Afinal, boa parte de nossas ruas é arborizada com elas.

Minhas homenagens às tipuanas! São árvores mais do que especiais e os renques que margeiam as avenidas da USP são modelos perfeitos para uma tela impressionista.

Quer dizer, são lindos e, em sequência, formam desenhos deslumbrantes que deixam ainda mais bonito o azul do céu de primavera.

Leia também: O tapete inesperado

Foi de uma dessas tipuanas que ele voou. Não sei porquê, estava olhando exatamente para ela e pude ver o cardeal, com seu corpo branco e cinza e a cabeça vermelha voando da tipuana na beira da avenida para uma outra árvore no meio do gramado.

Que eu me lembre, foi a primeira vez que vi um cardeal voando na USP. Quero-quero, sabiá, rolinha, bem-te-vi e até gavião são comuns e eu os vejo regularmente. Estão lá, dando sopa para a vida, convencidos do acerto da mudança do interior para a cidade grande.

Cardeal eu nunca tinha visto. Aliás, fazia muitos anos que eu não via um cardeal, nem solto, nem em gaiola.

Leia também: A rotina se chama sibipiruna

Quando era menino e as pessoas tinham pássaros em gaiolas, os cardeais eram comuns. Além disso, voavam soltos pelo interior do Brasil com a sem cerimônia de quem sabe que o céu é dele.

Depois ficaram raros e eu nunca mais vi, nem pensei por onde andavam os cardeais. O cardeal voando na USP me deixou contente. Eles continuam por aí, voando no bem bom de um dia azul de primavera.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.