Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Que tal um Natal mais quente?

Há mais de sete mil anos o ser humano comemora o solstício de inverno. Com a chegada do Cristo, a data foi marcada no dia 25 de dezembro, criando um dia para a reflexão, a compreensão do que foi feito, o que demos, o que recebemos, qual o resultado da conta.

Seria um dia de paz, de silêncio introspectivo, de meditação, de testa franzida, de cabeça balançando para os lados e para frente e para trás, dependendo da ideia que atravessa a mente e vai fundo no fundo da alma, e bate no coração.

Seria, mas não tem sido. Algo mudou e transformou o período de festa e reencontro pelo renascimento da vida em outro momento, bruto, sem paciência, sem boa vontade, com a raiva e a exasperação substituindo o gesto calmo, a mão estendida, os olhos nos olhos.

Leia também: Os encantos da Árvore de Natal do Ibirapuera

Está profundamente errado. Não é para ser assim. A festa do sol, a festa da luz, o nascimento da criança divina que redime os pecados, que zera os erros, não deve ser comemorado com ranger de dentes, mas com um sorriso na boca e alegria na alma.

Com festa no coração, com vontade de dar e receber, de aceitar o próximo, de se aproximar do próximo como se o próximo sempre estivesse estado próximo, como se fosse parte importante de nossa vida.

Leia também: O espírito natalino

O que mudou? Por que mudou? Não sei. E duvido que alguém tenha a resposta, até porque todas as respostas servem para explicar o que está errado, mas nenhuma justifica o fazermos errado e insistirmos no erro.

As coisas são como são, a vida é como é. Um ano é melhor, outro é pior, mas, se olharmos em volta, veremos sempre um motivo para agradecer.

Todo dia o sol nasce e ilumina a terra, ilumina a vida, nos dá a chance de sermos melhores. Mas tem um dia, ou melhor, uma noite, em que podemos ser melhores ainda. Está em nós não perder a chance.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.