Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Também passamos

Um dia acordamos e damos conta que a vida passa. Passa cada vez mais rápida, nos colocando mais próximos do último alumbramento. Inapelável, tanto faz fazer força, cada um tem sua hora e sua vez e ela chega com a certeza do dia nascer e da lua seguir ao sol.

Se eu quis de outro jeito? Não, minha vida é o que eu pude fazer dela, dentro da limitação humana diante da imensidão do universo. Nem mais, nem menos, só me arrependo do que eu não fiz.

Mas, de repente, sem outro porquê além do cheiro de pão saindo da chaminé da padaria, descobrimos que não nos lembramos mais de pessoas que durante certo tempo trilharam a estrada ao nosso lado. Ficaram no passado, sem outra lembrança que um vago nome, um sorriso, numas férias perdidas no tempo, quando ser herói era fácil.

Foi bom, não foi, tanto faz. O tempo apaga pessoas que no seu momento seriam para a vida a inteira. Como os sonhos e as promessas.

Então fazemos força para recuperar a lembrança da saudade e ela é uma sombra misturada na bruma. Não deixa som, nem olhar, nem nome. Nada. Apenas o vazio da memória e a certeza de que houve alguém que passou sem deixar ao menos uma lembrança.

É estranho pensar que esquecemos completamente alguém que fez parte da aventura de nossa vida, de um momento, da realização de um sonho. De alguém que esteve muito próximo.

Mas é mais estranho ainda quando cai a ficha e percebemos que nós também passamos. Que outras pessoas, de quem ainda nos lembramos, se esqueceram de nós. Que somos menos que uma lembrança, quem sabe uma vaga aragem trazendo na tarde de verão a saudade de algo que não vem. Ou nem isso, simplesmente nos esqueceram, completamente.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.