Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Meu amor é pragmático

Todo amor é bonito. O sentimento é belo, então todo tipo de amor é bonito. Tem gente que imagina que história de amor tem que ser triste, Romeu e Julieta, Bernardo e Heloisa. Mas não é bem assim. A diferença entre as histórias tristes e a histórias felizes é que as histórias tristes fazem chorar, chamam a atenção, dão audiência para livros, peças e filmes.

Já as histórias bonitas, não. As histórias bonitas têm roteiro feliz, não servem para drama, para tema de novela.

A felicidade é como um rio que passa quase imutável, correndo em leito largo e em terreno plano. Segue na mesma toada, sem sobressaltos, sem sustos, sem cachoeiras, pelo menos na maior parte do percurso.

Enquanto o amor triste cobra em lágrimas e sofrimento, o amor alegre, o amor feliz, dá em momentos mágicos, em aventuras atrás do arco-íris, em potes de carinho, descobertos em todos os momentos, em cada lugar.

Esse amor existe. Existe como existe o amor triste. A diferença é que os amantes felizes não fazem questão de contar que são felizes. Para eles é mais importante viver os instantes felizes com a calma de quem sabe que depois dele virá outro e outro – que todos os instantes podem ser felizes porque os amantes querem ser felizes.

Tem gente que usa os momentos felizes para, quando está distante, dar beleza pra saudade. É bom sentir saudades de momentos bons, de instantes maravilhosos onde os dois dão e recebem. É tão bom que tem gente que vicia. Começa a gostar de sentir saudade em vez de continuar vivendo outros momentos felizes, como os que a fazem sentir saudades.

Eu não. O meu amor é pragmático. Eu gosto de sentir saudades, mas gosto muito mais de poder matá-las.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.