Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Meio mundo com internet

 

Não faz muito tempo, meu amigo Etevaldo Siqueira, em seu boletim na Rádio Eldorado, informou que em breve mais da metade da população do planeta estará conectada à internet.

É uma notícia fantástica por tudo de novo e inédito que traz consigo. Quatro bilhões de pessoas tendo acesso à internet é uma revolução de proporções inimagináveis. Dá para entender o que está acontecendo, mas não dá vagamente para prever o que isso quer dizer em termos políticos, sociais e econômicos.

A cada dia que passa o mundo se transforma numa velocidade inacreditável. Da virada do milênio para cá, tudo que valia até ontem deixou de valer hoje e está com os dias contados amanhã.

O fim da estrada é o infinito. Através das redes sociais, através da internet, as fronteiras perdem muito da sua razão de ser. Elas não conseguem mais barrar o que acontece no mundo. As pessoas têm acesso imediato e irrestrito às informações, às discussões, aos problemas e suas soluções.

Ainda que seja possível impedir a entrada e a saída de pessoas, não é mais possível impedir a entrada ou saída de ideias e isso muda completamente tudo que o mundo viveu nos últimos dois mil anos.

A pregação de São Paulo, feita lentamente, ilha a ilha, cidade a cidade, ao longo do Mediterrâneo até chegar e se instalar em Roma, hoje aconteceria em tempo real, sem o apóstolo dos estrangeiros precisar viajar milhares de quilômetros para levar a palavra do Senhor.

As possibilidades socioeconômicas decorrentes de mais de quatro bilhões de pessoas estarem conectadas à internet abrem um novo capítulo na necessidade de se enfrentar os grandes dramas que ainda custam caro ao ser humano. Daqui para frente, o poder não é mais do político, é do povo.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.