Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Emagrecer é a solução

 

Meu médico, Dr. Raffaelli, diz que eu tenho que emagrecer. Até aí estamos de acordo. Eu concordo com ele, estou alguns quilos acima do meu peso ideal. Onde as divergências começam é na solução do problema.

Dr. Raffaelli quer que eu pare de comer goiabada com queijo de noite, depois do jantar. Só que eu não quero e já disse a ele que não vou parar.

São duas posições fortes, a dele e a minha, mas me parece que, no caso, a minha tem tudo para ser mais forte do que a dele.

Entre as sobremesas criadas pelos deuses, a goiabada tem lugar de destaque. Como não há como comer goiabada sem queijo, o queijo entra como coadjuvante, com direito a Oscar e a Leão de Prata.

O resultado é que, assim, tanto faz a origem do produto, não teria como não me render aos apelos de um bom pedaço de goiabada com queijo.

Só que tem mais. A goiabada e o queijo que eu como não são meras goiabadas e prosaicos queijos encontrados em supermercados com milhares de produtos padronizados.

Não, minha goiabada e meu queijo vêm diretamente de Uberaba e são fabricados artesanalmente, tanto faz o tipo da goiabada e o tipo do queijo.

A sofisticação é grande. Tem goiabada mole, goiabada dura, mais açucarada, menos açucarada, cascão, cremosa, etc. Da mesma forma que os queijos chegam à sofisticação de serem produzidos com leite de gado que pasta capim braquiária e leite sem braquiária.

Eles variam do frescal ao queijo meia cura, passando pela cabacinha, muçarela de trança, palito, requeijão duro, mole ou cremoso, requeijão claro ou escuro, queijo prato, queijo curado…

Se não for por nada, só pela gula, o Dr. Raffaelli perdeu esta parada.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.