Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A beleza de cada um

Dizia Guimarães Rosa que todo mundo é de algum modo inteligente. É verdade. Mas indo além, todo mundo é de algum modo mais ou menos bonito. Tem a beleza exterior e a beleza interior. A beleza integral e a beleza parcial. A beleza de dia e a beleza de noite. A sua beleza e a minha beleza. Porque o que é belo para um pode não ser belo para o outro. Mas todo ser humano de alguma forma é bonito.

A beleza é um marco na definição das pessoas. Um marco tão forte que os que têm a beleza exterior levam uma vantagem nítida na luta pela vida. A beleza exterior abre as portas, facilita as coisas, faz mais leve o fardo de ser querido.

O que não quer dizer que a beleza interior não exista, nem seja importante. Mas há mais.

Você é bela por fora e por dentro. Apesar de ser muito bonita por fora, é mais bonita ainda por dentro. Só que isso nem todo mundo sabe.

Teu passo é tão firme e tão constante que o por dentro fica escondido pela vontade férrea que te faz querer ser o que você é sem complacência com você mesma, sem hesitação e sem medo.

Ah, não ter medo! Tocar em frente certo de todas as certezas. De quase todas as verdades.

Quem sabe tua maior beleza seja a menina que às vezes escapa. Sem controle. Limpa e clara como a água que escorre pela cachoeira e dá brilho à luz que tenuemente ilumina a floresta.

Tua maior beleza é teu gesto mais estabanado.

A falta de controle que te faz querer chorar porque nem sempre a vida acontece como programado. Mas você não chora. E é linda na teimosia que queima o peito. Acima de tudo, é linda no fundo da alma.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.