Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os dias de outono

Os dias de outono normalmente são os dias mais bonitos do ano. Sua luminosidade transcende qualquer explicação e precisa ser vista para ser compreendida. Depois disso, os dias de outono entram no nosso corpo, se entranham na nossa pele e tomam de assalto a vontade de fazer ou não fazer.

O azul profundo do céu abre caminho para viagens interestelares, para o conhecimento mágico de galáxias distantes perdidas em outros universos, para o sonho e para a possibilidade do espanto.
Nos dias de outono as flores dos ipês balançam moles nos seus galhos embalados pelo vento.

E um cheiro bom de terra recém parida sobe dos gramados e dos jardins, começando a perder o verde intenso dos meses de verão.

A vida segue um ritmo todo próprio, meio aleatório, quem sabe, conduzida pela mudança do clima, de um calor ainda forte para um frio mais intenso ainda.

Ventos mudam a direção das nuvens. E as aves voam pelo céu seguindo o curso de rotas desconhecidas.

Frutas tão estranhas como os caquis abrem a festa de seus sabores, dividindo os espaços das mesas com mexericas deliciosas.

E as pessoas – ah, as pessoas – se tivessem juízo, aceitariam o ritmo da estação para viverem melhor, dormindo na maior parte dos dias noites amenas; como contrapartida para passeios por manhãs únicas, onde cada momento tem o condão de se transformar rapidamente num instante completamente diverso.

Ah, o meio dia dos dias de outono. Só algumas nuvens correm o céu, colocadas de propósito para dar profundidade às chances de ser feliz.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.