Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Você sabe quem foi?

 

Quem foi o Barão de Tatuí? Quem foi o Barão de Piracicaba? Quem foi o Barão de Itapetininga? Quem foi a condessa de São Joaquim?

O Marquês de Itu é parente da Baronesa de Itu? E o conselheiro Carrão, onde entra nessa história? Será que era amigo do Conselheiro Ramalho? E Wendell Wilkye, era amigo de Charles Miller?

Leia também: Perdidos nas lembranças

Quem foram Teodoro Ramos, José Pereira de Queiroz, Ernesto Nazaré, Moncorvo Filho e Hilário Magro Júnior?

E Gabriel Monteiro da Silva? Rubem Berta? Eusébio Mattoso, esse eu sei, era avô da minha amiga Adriana.

Mas quem foi Bela Cintra, Oscar Freire e o padre João Manuel? Será que a Augusta era prima da Angélica?

Quem foi o Almirante Pereira de Guimarães, com nome de rua no Rio de Janeiro e em São Paulo? Quem foi o Major Quedinho? O Major Sertório? O General Mena Barreto?

O que aconteceu no dia 23 de maio? E no dia 25 de março?

Quem foram Leonor, Guedala, Zélia, Ermelino, América, Beatriz e Madalena?

Pois é, são todos nomes de ruas, de avenidas e de bairros. Homenagens para perpetuar suas memórias e seus feitos. Pouca gente sabe quem foram, como também pouca gente conhece Matias Aires, Mourato Coelho, Fradique Coutinho, Simão Álvares ou Mateus Grou.

Quantas vezes por dia você pensa no faraó Quéops? E em Alexandre o Grande e em Constantino?

Leia também: Outro lado do tempo

Se um fez a maior pirâmide do mundo, o outro fundou Alexandria e o terceiro, Constantinopla e nem assim você se lembra deles, como é possível querer que nos lembremos de uma rua, uma avenida ou mesmo um bairro? Não espere muito da memória do povo. Em pouco tempo você será esquecido.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.