A Rua Horácio Lane
A Rua Horácio Lane é uma rua simpática, ao lado do Cemitério São Paulo. Curta, vai da Cardeal Arcoverde até a Rua Luiz Murat, ou até a Inácio Pereira da Rocha, já que fica exatamente aonde acaba uma e começa a outra.
Com um quarteirão de extensão ela sempre viveu bem e conviveu em paz com as vizinhas mais importantes. Afinal, rua de origem protestante, a Horácio Lane sabe a importância da humildade nos atos nossos de cada dia.
Homenagem a quem deu a Universidade Mackenzie para o Brasil, é a prova viva de que o tamanho da rua nem sempre faz justiça ao homenageado.
Pela importância do nome, deveria ser avenida, até num país como o nosso onde educação e cultura passam longe das prioridades de governo.
No entanto é uma rua curta, estreita e que mal chamaria a atenção, não fosse por força das loucuras do trânsito paulistano, ter-se transformado em passagem para quem sai da Vila Madalena em busca de horizontes mais largos, para lá da Cardeal Arcoverde.
Esquina complicada. Com uma pracinha sem-vergonha, ela faz divisa com a Inácio Pereira da Rocha e com a Luiz Murat, justamente num trecho estreito, com um semáforo indispensável, que ainda assim complica o que já é complicado, auxiliado pelos motoristas bons e ruins, que fecham os cruzamentos para ajudar e para atrapalhar, dependendo do ponto de vista.
Ah, se meu encadernador Freddy Lane dentro de sua calma visse o que acontece na esquina da rua que homenageia o avô! Com certeza ficaria louco, ou com pena do velho que não merecia isso.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.