Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A Rua Horácio Lane

A Rua Horácio Lane é uma rua simpática, ao lado do Cemitério São Paulo. Curta, vai da Cardeal Arcoverde até a Rua Luiz Murat, ou até a Inácio Pereira da Rocha, já que fica exatamente aonde acaba uma e começa a outra.

Com um quarteirão de extensão ela sempre viveu bem e conviveu em paz com as vizinhas mais importantes. Afinal, rua de origem protestante, a Horácio Lane sabe a importância da humildade nos atos nossos de cada dia.

Homenagem a quem deu a Universidade Mackenzie para o Brasil, é a prova viva de que o tamanho da rua nem sempre faz justiça ao homenageado.

Pela importância do nome, deveria ser avenida, até num país como o nosso onde educação e cultura passam longe das prioridades de governo.

No entanto é uma rua curta, estreita e que mal chamaria a atenção, não fosse por força das loucuras do trânsito paulistano, ter-se transformado em passagem para quem sai da Vila Madalena em busca de horizontes mais largos, para lá da Cardeal Arcoverde.

Esquina complicada. Com uma pracinha sem-vergonha, ela faz divisa com a Inácio Pereira da Rocha e com a Luiz Murat, justamente num trecho estreito, com um semáforo indispensável, que ainda assim complica o que já é complicado, auxiliado pelos motoristas bons e ruins, que fecham os cruzamentos para ajudar e para atrapalhar, dependendo do ponto de vista.

Ah, se meu encadernador Freddy Lane dentro de sua calma visse o que acontece na esquina da rua que homenageia o avô! Com certeza ficaria louco, ou com pena do velho que não merecia isso.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.