O lado bonito da pandemia

O coronavírus trouxe a morte, a tristeza, o feio, o mal feito e a falta de comprometimento com mais de um milhão de pessoas que contraíram a covid19 e sessenta mil que morreram atingidos pela pandemia.

Enquanto governadores e prefeitos se mobilizaram para dar um rumo menos devastador à pandemia, o Governo Federal, capitaneado pelo Presidente, fez o oposto. O resultado é a pandemia comer solta interior a dentro e as capitais seguirem na toada de mortes, iniciada três meses atrás.

Leia também: Gente que faz

O isolamento social foi para o saco; as cidades brasileiras vão em frente como se fosse carnaval, com as ruas lotadas; transporte público sem qualquer fiscalização para obrigar seu funcionamento dentro dos critérios de lotação; as lojas desrespeitam os horários de funcionamento e a população parece que se diverte, como se fosse feriado nacional.

No mundo real, pessoas morrem, pessoas perdem o emprego, empresas fecham, a miséria chega com força, jogando milhares de cidadãos para o fundo do poço, para a falta de esperança.

Mas o mundo real tem um lado novo, bonito e só percebido depois da instalação da pandemia. A solidariedade passou a fazer parte do vocabulário e das ações dos brasileiros.

O Brooklin tem um grupo de WhatsApp criado para os moradores se auxiliarem e enfrentarem a pandemia. Foi nesse grupo que surgiu a mensagem: “ajudem esta loja com cinquenta anos de idade não falir”.