Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Sucesso e sorte

Digam o que disserem, não há como separar o sucesso da sorte. Uma coisa está intimamente ligada à outra, a tal ponto que só um louco acha que chegou lá apenas por competência.

Não chegou, nem vai chegar. É evidente que o trabalho e o esforço são importantes. São mais do que 90% de qualquer empreitada, mas se não tiver sorte e a sorte não der uma ajudinha, não há Cristo que resolva, nem diabo que não atrapalhe.

Pense só. Quanto bons goleiros levam bola na trave e ela, depois de bater, quica no chão e caprichosamente entra no gol? De outro lado, quantos frangueiros veem a bola bater na trave e mais caprichosamente ainda, em vez de entrar, rolar pra fora e sair pra escanteio?

Sorte é isso e serve para todo mundo em todas as situações. Quem de nós não leva suas bolas na trave? O importante é saber pra que lado ela vai e torcer pra sair pra fora.

Tanto faz se por um dos lados ou por cima, indo para fora, está bom. Sorte é sorte e goleiro com sorte erra, mas a bola bate e não entra.

Na vida é como no futebol. Só ser bom não basta. Precisa sorte. Sorte da economia ir bem, do ramo de negócio estará aquecido, de cair no gosto de alguém poderoso ou até da mulher amada.

Claro que se for para realmente ter sucesso a proposta tem que ser boa. Sorte ajuda durante um tempo, depois, não tem como.

É por isso que uma certa dose de humildade vai sempre bem. Ter claro que nós somos bons é bom, mas melhor ainda é ter certeza de que se tal fato ou tal coisa não acontecesse a gente não deslanchava.

Cada passo é parte do caminho. Se ao longo dele, além de competência tiver sorte, fica tudo mais fácil.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.