Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A travessia dos Andes

Eles vieram, numa bandeira ao contrário. Cruzaram os Andes de lá para cá, seguindo os rumos do Peabiru, conforme pensados pelos Incas.

Do Pacífico para o Atlântico numa marcha inacreditável, através de regiões jamais imaginadas, passando frio, fome e sede.

Cruzando desfiladeiros e contornando penhascos, caminhando por desertos e margeando o Titicaca, até atingir a outra vertente e descer os contrafortes, rumo aos rios gigantes que separam o Brasil de seus vizinhos ibéricos.

Há heroísmo, tragédia, drama e muita poesia na marcha dos imigrantes japoneses, deixando o Peru em direção ao Brasil, a pé, atravessando o altiplano, a Cordilheira dos Andes, por desertos e matas, até chegar do outro lado de um mundo completamente desconhecido e estranho, do qual não tinham nenhum conhecimento, ou ao menos uma vaga notícia.

O importante era seguir em frente. Correr atrás de sonhos, já que o Brasil também era uma miragem no horizonte, para onde haviam seguido outros compatriotas, na longa travessia da pátria amada rumo a um novo futuro, muito mais duro que qualquer visão pessimista.

Quanta poesia e quanta coragem na marcha lenta de famílias inteiras – crianças, mulheres, velhos e homens – se amparando mutuamente na luta contra o clima, a altitude e a fome.

Ultrapassando doenças, fraquezas, mazelas e ferimentos, na busca de outro destino, empurrados pela fé inabalável na possibilidade de uma vida melhor, feita com sacrifícios inomináveis. Maiores até do que a travessia infernal a que se expunham, do Pacífico para o Atlântico como se o grande Raposo Tavares os guiasse na sua volta para casa.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.