Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Saudades

Ah, a saudade que eu sinto de tudo que eu não vi, nem vivi. Ah, saudade daquele tempo que eu não era nascido, mas que vive forte, em cores intensas, e machuca meu peito cada vez que eu me lembro dele e que ele já passou.

Quem sou eu para parar os relógios, quebrar as ampulhetas e resgatar outra era, quando, na minha lembrança de quem recorda sem ter vivido, as coisas eram mais belas e a vida mais digna e as pessoas mais felizes.

Ah, esta certeza de conto de fadas falando das terras do nunca que eu descubro em velhos discos que tocam chiando em toca-discos que já se chamaram vitrolas e correm em 78 ou em 33 rotações, batendo forte numa pancada sincronizada com as batidas do meu coração.

Ah, a saudade de músicas cantadas baixinho na penumbra dos bares pequenos, onde as garrafas de uísque falsificado faziam contraponto para dores de corno que só minha imaginação consegue sentir.

Ah, quantas lágrimas correram sem que eu tivesse chorado, mas que molharam tantos travesseiros e hoje servem apenas de motivo para boas risadas, lembrando com outros amigos que nunca viram um Constellation os tempos da Panair.

Que saudade daquelas ruas com garoa, das noites no centro novo, da livraria na rua Marconi e das rádios que transmitiam em aparelhos de válvulas as emoções e os suspiros de tanta vida correndo em volta, participando ao vivo dos programas de auditório.

Que saudade dos tempos que eu nunca vivi. Dos tempos que são meus porque os imagino como eu quero. Como as viagens que eu nunca fiz, mas que me mostram o mundo pendurado nas paredes de minha sala.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.