Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Beleza? O frio não tem beleza

 

Poucas imagens são mais tocantes do que a montanha nevada no fundo da paisagem, com um lago e um chalé branquinho na margem.

Ou os flocos de neve caindo numa noite depois do natal e as pessoas patinando no lago congelado. A menina fazendo piruetas, a mãe de mãos dadas com a criança, o patinador atravessando o lago com o corpo jogado para frente e as mãos nas costas, dando a sensação de enorme velocidade.

Leia também: O frio também cobra sua quota

Ah, a delícia de um vinho tinto acompanhando uma fondue de queijo, ou um conhaque na beira da lareira! O inverno pode ser especial, basta se ter como aproveitá-lo integralmente, curtindo o frio domado pelo casaco grosso, pelo edredom de penas de ganso, pela bebida forte misturada ao chá depois do passeio no final da tarde.

O frio pode ser a porta de entrada para sensações maravilhosas, repartidas na noite limpa, sob a lua crescente cortando o ar gelado com a lâmina da cimitarra erguida no céu. O frio pode ser muita coisa…

O frio também pode ser o outro lado de tudo de bom e belo que as noites de inverno prometem nos filmes com final feliz.

O frio pode ser cruel, cortar feito navalha, abrir a pele, doer nos ossos. Pode torcer os nervos enregelados pelo vento impiedoso, que vara a noite da cidade suja com a sem cerimônia de quem sabe que não há força capaz de detê-lo. O frio pode matar.

Leia também: Os dias frios

Não há beleza nas ruas geladas de certas noites de inverno no abandono do Centro Velho. Não há poesia no papelão estendido na calçada, nem nos caixotes abertos para aparar o vento, nem dentro das tendas que dão pouca proteção contra o frio que vara a lona e entra duro por debaixo dos cobertores rasgados.

O outro lado do frio não tem beleza, não tem poesia, exceto na solidariedade de quem sai para a rua pra minorar tanto sofrimento.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.