Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A cor de teus olhos

Alguém reparou na cor dos olhos da menina parada no sinal, pedindo esmola, com ar triste e cara cansada?

Alguém prestou atenção e viu que eram verdes da cor das ondas do mar num meio dia de verão? Que eles eram lindos e ainda brilhavam, desafiando o cansaço e o desengano?

Quanta coisa essa menina viu nos seus poucos anos de vida? Quanto do lado feio e sujo do mundo marcou sua alma, para não falar em seu corpo?

A menina vende balas, mas poderia ser uma infinidade de outros produtos, legais ou ilegais. Para ela tanto faz. Não é ela quem determina o que tem que vender, nem define os porquês, ou as quantidades.

Ela recebe ordens e as cumpre sem discutir porque já apanhou demais para saber que dizer não pode ser a forma mais curto de descobrir a dor física e o sofrimento do corpo levando porrada.

A dor moral, esta vem a cada noite ou a cada madrugada, quando algum barulho estranho a acorda e ela se levanta e pisa no chão frio de um barraco ou de uma praça, tanto faz, com os olhos pesados, mas atenta porque a vida não tem hora para pegar pesado.

Então, enquanto espera, se lembra dos desenganos e desventuras que são parte de sua rotina, às vezes, mais mansa, outras mais pesadas, mas sempre dura e fora de seu controle.

Ela sabe que a mulher encostada no barranco da praça, atrás da esquina onde pede esmola, não é sua mãe. Mas para todos os efeitos é como se fosse. Para uso próprio e alheio, porque a mulher bate nela como se fosse a mãe que a alugou, e os outros não têm nada com isso.

Qual é a cor dos olhos da menina parada ao lado da sua janela?

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.