Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Dois lados de duas moedas

 

Toda moeda tem pelo menos dois lados. Isso não significa que um tenha que ser bom e outro ruim. Os dois podem ser bons, os dois podem ser ruins e um pode ser bom e outro ruim. Também pode acontecer de não serem nem bons, nem ruins, mas serem apenas e tão somente os dois lados de uma moeda.

Um exemplo interessante de uma moeda com dois lados bons são os avisos deixados pelos hotéis, nos quartos e nos banheiros, dando conta que se você não trocar a roupa de cama e as toalhas todos os dias estará auxiliando o meio ambiente.

Leia também: Sonho e realidade

É verdade, imagine todos os hóspedes de um hotel exigindo a troca dos lençóis e das toalhas diariamente. E imagine se a troca, na média, acontecesse a cada dois dias. O hotel, na segunda opção, terá economizado milhares de litros de água. Terá também evitado despejar nos esgotos centenas de quilos de sabão, alvejantes e outros produtos necessários para lavar a roupa de cama e as toalhas.

Mas a moeda tem outro lado. E o outro lado é economicamente muito interessante para o hotel. Imagine um hotel com duzentos apartamentos. Se precisasse lavar toda a roupa de cama diariamente, teria que lavar algo a o redor de duzentos jogos de lençóis, e trezentos jogos de toalha.

Leia também: O outro lado do rei

A troca sendo feita a cada dois dias, o hotel economiza a lavagem de quinhentos jogos de lençóis e toalhas. Mas multiplique este número por trezentos dias e você terá a economia de impressionantes cento e cinquenta mil lavagens de jogos de cama e de toalhas por ano.

O limite do faturamento de um hotel é sua capacidade de hospedar, portanto é limitada. A única forma de ganhar mais é cortar despesas.

Assim, usar a proteção do meio ambiente como argumento para economizar é inteligente. Os dois lados da moeda são muito positivos.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.