Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A cara no rádio

Rádio é emoção pura. Transmitida pela voz. É a capacidade de transmitir uma imagem que o outro não vê, só imagina, com a voz. É a possibilidade de criar um universo místico, ou uma cena real, usando as palavras e a entonação da voz para formar o quadro, com moldura e tudo.

Por outro lado, rádio é a possibilidade da imaginação levada ao último grau. A criação do personagem de acordo com a vontade do ouvinte. Alguém que ele acha simpático, ele faz bonito, alguém que lhe é antipático fica feio. E assim sucessivamente, com todas as impressões causadas pela voz, pelo som, pela empatia.

Sensação depois de sensação, arrepio depois de arrepio, concordância ou discordância dando forma, e contorno, e sombra, para a vida que sai de um alto-falante, como um milagre, ou um oráculo, capaz de prever o futuro, comentando o passado.

Cada programa tem suas características, cada característica tem sua voz e cada voz sua personalidade. É isso que faz do rádio uma troca viva entre a voz e a imaginação, entre quem fala e quem ouve, que cria o quadro que lhe passar pela cabeça para construir um estúdio, e colocar dentro a voz que ele escuta, sem cara, sem corpo, na cara e no corpo que ele achar que lhe cai melhor.

É pura magia e é diversão, ainda que a sério, com consequências e resultados; com começo, meio e fim.

Fazer rádio é compromisso de quem faz e ouvir rádio é entrega de quem ouve. Os dois trocam muito, ainda que um passivo e outro ativo. E o mais curioso é que o ativo é quem ouve, que pode mudar de estação todas as vezes que por alguma razão não concordar com o que a voz sem cara está dizendo, seja pela razão que for.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.