Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

São Paulo é fascinante

 

Tem quem ache a cidade feia. Que São Paulo é fria e cinza, sem cor e sem verde. Que a arquitetura é sem caráter. Que os prédios mostram o que não são, até novecentos anos depois do estilo ter saído de moda.

É o caso da Catedral da Sé, em estilo gótico e com cúpula. Para os puristas, uma heresia. Quando o Brasil foi descoberto, o gótico tinha saído de cena fazia trezentos anos. E, mais sério, onde se viu uma catedral gótica com cúpula?

Leia também: São Paulo não tem mais garoa

Florença tem. Em Florença, berço da civilização e das artes, terra de Michelangelo e de Da Vinci, a Catedral de Santa Maria del Fiore tem cúpula, criada por Brunelleschi, e é das construções mais bonitas da Itália.

Quanto à atualidade do gótico, é sempre bom lembrar que a Catedral de Colônia, uma das joias da arquitetura europeia, só ficou pronta em 1880. Então a nossa catedral, gótica com cúpula, não é tão absurda e representa São Paulo como poucas construções da cidade. Nela, além do gótico, se misturam outros estilos, num cadinho semelhante à população, composta por dezenas de povos que vieram para cá em busca de seus Eldorados.

Os prédios se sucedem de forma contínua, um atrás do outro, um na frente do outro, um ao lado do outro, um em cima do outro, porque a vida da cidade é alucinada e São Paulo não tem tempo para parar e ver como fica se fizer assim ou assado.

Leia também: A fundação de São Paulo

A cidade faz primeiro e pergunta depois. Do triângulo original, com suas três igrejas, Pátio do Colégio, São Bento e São Francisco, para o outro lado do viaduto, Campos Elíseos, Higienópolis, Avenida Paulista, Mooca, Braz, Itaquera, Parelheiros, lugares ainda sem nome, São Paulo se espalha insaciável e diariamente ocupa um novo pedaço do planalto.

A beleza da cidade é sua vida pulsando incessantemente, criando e recriando milhões de histórias, vinte e quatro horas por dia.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.