Até agora é pra inglês ver

A vacinação finalmente começou. Ou quase. O número de vacinas do país não dá para vacinar um por cento da população. Até agora são seis milhões de doses da vacina do Butantan, a única que nós temos, e temos porque o Governo de São Paulo apostou suas fichas nela, enquanto o Governo Federal, que, quando se viu sem saída, exigiu as vacinas, tirava sarro e fazia de conta que não era com ele.

O número total, dividido pelos Estados, não é suficiente nem para vacinar os trabalhadores da área da saúde, quanto mais a população.

Leia também: Vacinar resolve

O Brasil é dos países mais eficientes em vacinação em massa do mundo. Nós sabemos fazer isso e nossos profissionais são reconhecidos pela competência, fruto da experiência com vacina tríplice, sabin, gripe, meningite, sarampo e para outras doenças que assolam nossa população.

O problema é que nós não temos vacinas pra covid19. E vai demorar para termos. Apenas para comparação, temos seis milhões e necessitamos quase quatrocentos milhões. É vacina demais entre a realidade e o discurso político. Com uma agravante: o Governo Federal torce a verdade, tentando se esquivar das responsabilidades diretas de sua ação desastrada.