Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Lua cheia em Sagres

No alto do promontório de Sagres o Infante Dom Henrique contemplava a imensidão Atlântica sonhando descobrir terras escondidas pelos séculos e pelas lendas.

Pra lá da vastidão azul quebrando incessantemente no lado norte das escarpas abrutas, havia de haver terra, muita terra, e outros povos para negociar e serem convertidos em nome do Cristo, para maior glória da igreja e riqueza de Portugal.

A aspereza do cenário é perfeita para enquadrar a fé do príncipe. Nenhum outro painel se adequaria tão perfeitamente a sua figura austera, permanentemente em penitência, que não o escolhido por ele mesmo, a poucos quilômetros da vila de Lagos, de onde partiam suas caravelas.

Sagres vale a visita. Lá está a explicação para a odisseia portuguesa e para seu derradeiro canto, escrito depois dos Lusíadas, pelos bandeirantes arrancando da Espanha as fronteiras do Brasil.

Na terra rude e dura, o vento passa constante, condenando a vegetação a ser pobre e pouca. No entanto os rochedos entrando no mar são a contraprova de uma força teimosa, que não se entrega, nem teme a adversidade. Sagres é o retrato da alma de Portugal e a explicação para seu império. E eu fui até lá…

De repente, silenciosa como as criaturas noturnas costumam ser, a lua cheia surgiu imensa, clareando a noite, dando outra perspectiva aos rochedos, e moldando uma larga estrada de prata que atravessava as águas do mar.

Há muito tempo eu não tinha tempo para as noites de lua cheia. Que bobagem. É nelas que os mistérios da vida tomam forma. É nelas que nossas almas se abrem. Por isso elas valem a pena.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.