Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O conto de Lygia

A literatura latino-americana ficou famosa pelo fantástico embutido em seus temas, em suas histórias e até na poesia. O primeiro exemplo quando falamos dela é “Cem Anos de Solidão”, que colocou Gabriel Garcia Marques no cenário internacional, dando ao mundo um escritor extraordinário, fascinado pelo universo da costa do caribe e dos países vizinhos ao mar.

Mas além dele, vários outros se destacam nesse cenário. Borges e Cortazar, impuseram a Argentina no mapa e vários mexicanos hoje são lidos nos Estados Unidos e no resto do mundo, com mesma tranquilidade e o reconhecimento que os grandes autores norte-americanos merecidamente têm em todo o planeta.

O Brasil também tem uma literatura fantástica, só que diferente.

Quem sabe um dos melhores livros nesse estilo seja “Incidente em Antares”, de Érico Veríssimo. É um fantástico diferente do usado pelos autores de língua espanhola, mas é tão rico quanto eles, em imaginação e talento. E nessa linha podemos citar “O Coronel e o Lobisomem”, toda a literatura infantil de Monteiro Lobato, “Macunaíma” e mais um bom número de livros e autores.

Entre eles, uma escritora merece um lugar todo especial. Lygia Fagundes Telles tem alguns dos melhores textos fantásticos escritos em português ou qualquer língua.

Seus contos são obras primas em qualquer país do mundo e por isso não tem idade, nem barreiras. São uma delícia de serem lidos, ou melhor, devorados, por qualquer leitor minimamente inteligente, que começando uma coletânea dela, com certeza, só consegue parar depois de muito esforço. Graças a Deus o Brasil e o mundo têm Lygia Fagundes Telles.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.