Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Por que às vezes é tão difícil?

Por que às vezes é tão difícil se comunicar? Se fazer entender, explicar de forma clara o que se quer dizer e o outro entender? A palavra faz a diferença entre o homem e os outros animais. Pelo menos dizem que é assim e que graças a palavra criamos um diferencial que permitiu ao ser humano praticamente dominar o planeta.

Mas será que é assim, mesmo? Será que a palavra une em vez de separar?

Quantas vezes alguém já disse alguma coisa que foi entendida de forma completamente errada, dando numa enorme confusão, que de tão grande, acaba não tendo como ser desfeita?

Quem já não passou por isso? Quem tentando agradar alguém, não acabou sendo completamente mal interpretado, com consequências opostas às que ele esperava?

Viver é muito complicado, ou, como dizia Riobaldo Tatarana, herói de Guimarães Rosa, viver é muito perigoso. Perigoso até demais. E os perigos dessa vida se escondem atrás de sorrisos, entre palavras amigas, e nas enormes confusões que nascem de uma palavra mal interpretada, de um sorriso mal entendido, de um olhar que não olhou para nada, mas que não parece, de um gesto estabanado.

Quem vive sabe disso, porque não há ninguém vivo que já não tenha passado por uma situação dessas. Não foi por outra razão que o próprio Cristo disse que os profetas só não são profetas na própria terra. Até ele, em sua forma humana, teve que conviver com o desentendimento, com a desconfiança, com a falta de comunicação entre as pessoas.

E se ele passou por isso, quem somos nós para tentar nos fazer compreender melhor? De verdade, o problema não tem solução.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.