Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Saudade

Saudade é sentimento brasileiro. E pelo que dizem, russo. Nenhuma outra língua tem uma palavra com esse significado tão fácil de ser sentido e tão difícil de ser explicado. Como definir saudade? A ausência de alguma coisa que queríamos perto? É pouco. Uma falta muito forte? Também é pouco.

Saudade não se explica, se sente. Saudade é vida refeita com vida que já passou e só quem viveu sabe o que quer dizer viver com isso. Com a ternura, com a angústia, com o sofrimento e a felicidade de viver com isso, furando feito punhal; o peito, as tripas, a espinha, dentro da cabeça.

Saudade é muita coisa, tanta que até a gente duvida. Mas é gostoso de sentir. Faz bem, refresca a alma e aquece o corpo, como o copo de vinho bebido há muito tempo, numa noite distante, sem começo e sem fim, perdida na lembrança das lembranças boas.

Saudade é a porta do armário que se abre, despejando na alma a represa escondida no fundo da agente, que explode saindo pra fora na lágrima quieta que cai lentamente, gota de chuva perdida no vidro, tentando molhar o tapete.

Saudade é tanto, mas tanto, que não dá pra contar, não dá pra explicar, não dá pra segurar, na hora que vem.

Chega e basta. Toma conta de tudo, se espalha por tudo, enche cada buraco, cada poro, cada sensação e cada sentimento, tão completamente que só ela existe, enquanto alegra doendo, trazendo de volta o momento que nunca passou, o tempo que nunca morreu.

Saudade é banzo, não é falta. É nostalgia e tudo que vai além da nostalgia. Lembrança e tudo que dá vida a ela. Esperança. Acima de tudo esperança, no momento eternizado pra sempre.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.