Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Inverteram a ordem

 

Diz o bom senso que lugar de bandido é na cadeia, ou respondendo pelos seus crimes, pagando multas ou em prestação de serviços comunitários.

Lendo o currículo de parte significativa dos nossos políticos, o quadro que se apresenta é completamente diferente. A quantidade de processos criminais a que respondem é inacreditável. Alguns chegam a ter mais de vinte inquéritos e processos, em vários dos quais já estão condenados em primeira e segunda instância, mas seguem firmes nos cargos, dividindo rachadinhas e outras formas pouco éticas de ganhar o pão de cada dia.

Leia também: Em política, feio é perder

Se observarmos os gastos de certos homens públicos para serem eleitos e somarmos os seus vencimentos pelos quatro anos de mandato, veremos que alguma coisa está errada. Eles gastam mais com a eleição do que irão ganhar, pelo menos por dentro, no período do mandato.

Como ninguém acredita em tanta capacidade de entrega e amor pelo povo, fica evidente que eles sabem como refazer o caixa, com sobras.

Mas mais apavorante é o camarada ser condenado a cumprir pena de cadeia e não perder o mandato. Eles são protegidos pelos seus pares, que votam a aberração jurídica, ou melhor, constitucional.

Leia também: Uma crônica sobre modéstia

A Constituição exige reputação ilibada dos ocupantes de cargos públicos. Será que alguém que é denunciado por estrupo, violência contra a mulher, condenado por estelionato, apropriação indébita, prevaricação e transporte de numerário na cueca pode ser considerado pessoa de reputação ilibada?

Num cenário como esse, onde o exemplo vem de cima e mancha a honra de milhares de pessoas de bem que ocupam cargos semelhantes, não tem como se exigir que a base tenha comportamento diferente. Essa é a explicação para a violência brasileira.

 

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.