Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O comitê da sardinha

D. João VI sorriu no seu caixão. Afinal, depois dele foi a primeira vez que alguém se preocupou seriamente com o problema da sardinha no Brasil. Ao contrário do que muita gente pensa, o rei português estava longe de ser um imbecil. Na longa história dos reis, poucos monarcas tiveram a capacidade de sobrevivência do filho de D. Maria I.

É olhar sua obra no Brasil, começando pelo jardim Botânico do Rio de Janeiro, para se ter certeza de que imbecil ele não era. E se lembrarmos as outras coisas que fez e pensou, antes de retornar para Portugal, veremos que era um bom analista político e que sabia que a independência do Brasil era só uma questão de tempo, tanto que alertou seu filho, o príncipe D. Pedro, para dar o passo, antes que outro o fizesse.

Mas o que poucos sabem é que o rei foi das primeiras pessoas a se preocupar com os pobres do país. D. João VI sabia que os pobres e os escravos tinham mandioca e banana em quantidade, mas que só a caça não era suficiente para garantir-lhes carne para uma alimentação de boa qualidade. Sua solução para o problema foi genial: mandou povoar a costa brasileira com sardinhas, para assim, por um preço muito barato, complementar a alimentação dos pobres e escravos com a carne do peixe; além de criar empregos para pescadores em todas as províncias da terra.

Daí em diante, o pobre sempre foi tema de tese de intelectual de esquerda e de campanha política, mas na prática pouca gente fez o que o gordo rei português efetivamente fez.

Essa situação ameaçava mudar e por isso sua majestade estava rindo dentro da cova: o comitê interministerial de gestão da sardinha iria dar certo e salvar o peixe. Só que desde que ele foi instalado – e já faz tempo – ninguém ouviu mais falar dele.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.