Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O olhar alucinado

 

Parei no semáforo do cruzamento da Avenida Brasil com a Avenida Rebouças e, em menos de cinco segundos, fui ultrapassado e cercado por umas dez motos, também aguardando a abertura do sinal. Nada de novo debaixo do sol. Quem trafega pela Rebouças sabe o que é isso e outras situações mais sérias, como pontapés nos espelhos retrovisores, socos nos vidros e algumas tentativas de assalto para não perder a prática.

É a rotina da cidade grande e a Rebouças, sabe-se lá por quê, é a avenida preferida para boa parte dos motoboys que trafegam por ela cometerem toda sorte de desatinos faz muito tempo.

Leia também: A sonda e o cometa

Como agora, para completar, implantaram uma faixa de bicicletas, a avenida, que já era estreita, ficou mais perigosa, bem ao gosto dos irresponsáveis que trafegam feito loucos, com a mão nas buzinas finas das motocicletas desembestadas.

Pode mais quem chora menos. Confesso que não sei como não acontecem mais acidentes sérios todos os dias. O respeito que eu tenho pelos anjos da guarda dessa turma alucinada, que evidentemente não é composta por todos os motoboys que atravessam a cidade atrás do ganha-pão de cada dia, é muito grande.

Se eles não ficassem com a mão embaixo de seus protegidos, com certeza as estatísticas, que já são tenebrosas e apontam os homens jovens dirigindo motos como as grandes vítimas dos acidentes fatais, seriam bem piores.

Leia também: O trânsito alucinado

O cidadão parado ao meu lado estava com a viseira levantada e acelerava sua moto incessantemente, como se a salvação de Jerusalém dependesse dele duelar com Saladino.

Mas o que mais me impressionou foi seu olhar. Seus olhos estavam fixos e esbugalhados como alguém tendo a revelação do paraíso.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.