Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O Dia da Mulher

 

O dia da mulher são todos os dias do ano, da década, do século, do milênio. O amanhecer é uma homenagem à mulher. A madrugada, os tons vermelhos que tomam o céu e arrancam da noite o azul do dia é uma homenagem à mulher. O sol, o brilho do sol… certos estão os alemães, para quem o sol é a sol, reforçando o feminino no início de tudo. O sol é a essência da mulher, a vida gerada do fogo e a luz que ilumina as trevas.

A natureza é feminina. É nela que se forma a vida que sai das trevas e fecunda a luz, como a vida que se forma no ventre da mulher, como as flores que se abrem e se entregam para germinar o fruto que a preserva.

Leia também: Qual o dia da mulher?

A mulher é a mãe do mistério, a dona dos caminhos, quem desvenda os segredos e faz o dia a dia algo compreensível e bom para o homem.

Cabe à mulher zelar pela prole, ter o bom senso para perpetuar o sangue, garantir a descendência e a preservação da espécie.

É a mulher quem assa o pão nosso de cada dia e pisa a uva que se transforma em vinho. É dela que brota o leite e o calor que aquece o corpo.

É a mulher quem descobre os tesouros do outro lado do arco-íris. Quem conta histórias para espantar os trovões, quem faz real os sonhos e mais próxima a compaixão.

É sua mão estendida que dá coragem ao homem, que o incentiva e o empurra. É a mulher que esconde os medos e aplaina os caminhos.

Leia também: Todo dia é dia da mulher

Ela é a bússola que aponta o norte e leva os navegantes a cruzar oceanos, desvendar terras, descobrir tesouros e, no regresso, descansar a cabeça no colo da mulher e se refazer e partir atrás de novos mundos.

Todo dia é dia da mulher. Mas, se tem o dia do pai, da mãe, da criança, numa sucessão tão longa quanto a lista dos santos, por que a mulher não teria um dia grafado no calendário? Escolheram o 8 de março, mas ele é só um grão de areia na eternidade de todas as mulheres.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.