Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Por favor, doe sangue

 

Por favor, doe sangue. Os estoques estão perigosamente baixos e o Estado de São Paulo não é exceção. A pandemia assustou as pessoas e muitos que são doadores, por causa do vírus, suspenderam suas doações, deixaram de praticar o gesto de solidariedade importante para salvar vidas.

Salvar vidas de vítimas da pandemia, de vítimas de acidentes, vítimas de outras doenças e quadros que exigem o sangue como peça fundamental para a sua cura.

Leia também: Doar sangue é dever de todos

Sangue, sangue, sangue. Não é um vampiro que pede. É a cidade de São Paulo, é o Estado de São Paulo, assolado por uma pandemia sem precedentes, que lota os hospitais e esvazia suas despensas e geladeiras.

Há um ano o coronavírus cobrou sua primeira vida. Levou o primeiro brasileiro, morto pela covid19.

Daí para cá são mais trezentos mil cidadãos. Trezentas mil mortes causadas pela covid19 no curto espaço de um ano. Justamente por ser apavorante, a pandemia tapa as demais necessidades. Com sua chegada, as outras doenças, acidentes e necessidades médico-hospitalares saíram de pauta, mas não foram embora das rotinas da vida.

Ao contrário, estão aí, com menos assistência do que no passado porque a pandemia está exigindo um esforço extraordinário, que só terá sossego depois que a população for vacinada. Até lá, o número de mortos pela covid continuará alto, escondendo as outras mortes que continuam enlutando o Brasil.

Leia também: Doar sangue não dói e faz bem

Entre as ações que você pode praticar para ajudar nesta luta, uma das mais simples e mais importantes, é doar sangue. Não se furte. Doe sangue, doe sangue, doe sangue.

O hemocentro da Santa Casa de São Paulo fica na Rua Marquê de Itu, 579. É fora do hospital. É chegar, doar e ajudar a salvar vidas.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.