Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Pessoas do bem

 

Pergunte para a mãe do pior assassino o que ela pensa de seu filho. A resposta será: ele é meu filho, eu o conheço, ele não é tão ruim quanto dizem… ou coisa parecida.

Todo mundo tem alguém que o ame. Alguém para quem ele é importante e faz a diferença. E para esse alguém, quem é importante para ele é bom, cheio de qualidades, que o fazem especial.

Leia também: Solidariedade e compaixão

Julgar quem é bom e quem não é tem muita subjetividade, tem muito achismo, empatia, valores, parceria, caráter, admiração e mais milhares de razões que justificam o julgamento.

Palavra cruel. Julgamento. Quem somos nós para julgar o próximo? Como disse o poeta: Quem nunca levou porrada? Meus amigos são todos semideuses.

Será? Viver neste mundo é perigoso. O diabo está em cada esquina, nos rodamoinhos que o vento levanta ao redor de nós.

Errar é humano e errar muito é mais humano ainda. Por isso fico sempre com um pé atrás quando alguém me diz que sabe das coisas, que faz o bem, que está sempre certo, que sua verdade é a verdadeira verdade e outras afirmações no gênero.

Também tenho muito medo dos falsos modestos e dos que se ajoelham nas igrejas e batem no peito, alardeando sua fé, enquanto na rua fazem de conta que não enxergam as mazelas da vida, nem se sentem inibidos em passar a perna no próximo.

Leia também: Por favor, doe sangue

Graças a Deus existem as pessoas de bem. E elas são a grande maioria. Apenas não contam porque fazer o bem não exige banda de música, nem fanfarra, nem discurso empolado.

As pessoas de bem dormem o sono dos justos, sem esperar nada em troca. Elas apenas se entregam, cada uma de seu jeito. E isso basta.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.