Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A Freguesia do Ó

É curioso, mas pouca gente sabe que a Freguesia do Ó é um dos bairros mais antigos de São Paulo. Mesmo se chamando freguesia e sendo a última remanescente de todas as que passaram a se chamar bairros, ela não transmite a ideia de antiguidade, nem de ter sido uma das primeiras áreas fora do triângulo central, a ter igreja com largo e gente morando em volta.

A Freguesia do Ó foi fundada pro Manuel Preto, um dos grandes bandeirantes do ciclo do Guairá, responsável pela descida de mais de mil índios mansos, a maioria dos quais foi colocada em suas terras próximas do pico do Jaraguá, onde, num dos cantos, foi erguida a igreja de Nossa Senhora do Ó, como agradecimento do bandeirante pelos sucessos ao longo da vida.

Isso é história do começo do século 17, quando São Paulo era uma biboca perdida na entrada do sertão. Pobre, sem chance de competir com o açúcar nordestino e do Rio de Janeiro, seus habitantes descobriram que a única saída era varar os sertões e tirar deles as riquezas que até então só existiam nos sonhos.

Índios e ouro e pedras preciosas, que levaram as fronteiras do Brasil para muito além da linha de Tordesilhas, numa das maiores aventuras do homem sobre a Terra.

Entre os grandes, Manuel Preto era um dos maiores. Com Raposo Tavares e Fernão Dias, ele se destaca na primeira fase das entradas paulistas, comandando seus homens na que foi a maior de todas as bandeiras que desceram ao Guairá, na região onde hoje é o oeste do estado do Paraná.

A Freguesia do Ó é seu testamento e seu presente para a cidade.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.