Doar é bom e faz bem

Já falei sobre as doações de pessoas físicas e de empresas que ao longo de 2020 permitiram a Santa Casa de São Paulo fazer a reforma mais importante dos últimos 50 anos.

A parceria nasceu da percepção de que era preciso fazer alguma coisa para combater a pandemia. Que não era possível deixar a Santa Casa entregue à própria sorte, com seus parcos recursos. A sociedade se mobilizou e doou para auxiliar na luta contra a covid19. E as doações vieram de pessoas comuns, pequenas empresas e grandes conglomerados, todos irmanados na missão de viabilizar o atendimento da população.

Leia também: Doar sangue é dever de todos

Mas um hospital não tem apenas uma área ou um setor, nem atende uma única doença, como é o caso da covid19. Um hospital é um organismo maior e mais complexo, composto de diferentes setores, todos fundamentais para prestar o auxílio que se espera deles.

É assim que a Santa Casa de São Paulo, entre suas diferentes especialidades, tem uma UTI pediátrica que foi totalmente reformada graças às doações decorrentes da mobilização do Brasil ao longo de 2020.

As UTI’s são locais densos, onde se luta para preservar a vida das pessoas que precisam de cuidados especiais para continuarem a viver, sem que o resultado seja a recuperação de todos.

A UTI infantil chama menos atenção. Nem sempre pensamos que crianças podem necessitar tratamento numa unidade de terapia intensiva.