Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Doar é bom e faz bem

 

Já falei sobre as doações de pessoas físicas e de empresas que ao longo de 2020 permitiram a Santa Casa de São Paulo fazer a reforma mais importante dos últimos 50 anos.

A parceria nasceu da percepção de que era preciso fazer alguma coisa para combater a pandemia. Que não era possível deixar a Santa Casa entregue à própria sorte, com seus parcos recursos. A sociedade se mobilizou e doou para auxiliar na luta contra a covid19. E as doações vieram de pessoas comuns, pequenas empresas e grandes conglomerados, todos irmanados na missão de viabilizar o atendimento da população.

Leia também: Doar sangue é dever de todos

Mas um hospital não tem apenas uma área ou um setor, nem atende uma única doença, como é o caso da covid19. Um hospital é um organismo maior e mais complexo, composto de diferentes setores, todos fundamentais para prestar o auxílio que se espera deles.

É assim que a Santa Casa de São Paulo, entre suas diferentes especialidades, tem uma UTI pediátrica que foi totalmente reformada graças às doações decorrentes da mobilização do Brasil ao longo de 2020.

As UTI’s são locais densos, onde se luta para preservar a vida das pessoas que precisam de cuidados especiais para continuarem a viver, sem que o resultado seja a recuperação de todos.

A UTI infantil chama menos atenção. Nem sempre pensamos que crianças podem necessitar tratamento numa unidade de terapia intensiva.

Leia também: Colaborar é bom e faz bem

Mas acontece. E a UTI pediátrica da Santa Casa precisava ser reformada. A reforma veio graças às doações da Tokio Marine Seguros, Fundacion Mapfre, Bradesco, Bank of America, Magazine Luiza, Fundação Salvador Arena, Leroy Merlin, Telha Norte e células do Rotary Club. A unidade foi reinaugurada com o que há de melhor em março de 2021.

Agora, a situação é mais crítica. Pense nisso, você pode doar.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.