Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Santo Amaro já foi município

Nem sempre Santo Amaro foi bairro de São Paulo. Aliás, bairro não, subprefeitura. No passado Santo Amaro foi município, com prefeito, Câmara Municipal e um trem que o ligava à Capital.

Mas já bem antes disso a freguesia era lugar de destaque no mapa da capitania, com gente do porte do primeiro Borba Gato mandando por lá.

Santo Amaro é enorme e é rico. Área de superlativos, também é uma das regiões mais bonitas do planalto, com matas virgens nas divisas e onças andando por elas.

É também, tristemente, a região onde habitam os últimos índios da Grande São Paulo. Pobres e durante décadas sem esperança, só agora começam a merecer alguma atenção do governo e a terem de novo a chance de um futuro melhor.

Santo Amaro foi o primeiro polo de imigração do Brasil. Foi lá que D. Pedro I assentou os mercenários alemães que vieram para o país lutar na guerra de independência.

E o projeto foi um fracasso. Em poucos anos os descendentes dos bravos soldados estavam reduzidos a simples caboclos, praticamente aculturados e sem nada que lembrasse a sofisticação da civilização europeia.

Daí para frente começa a decadência do município. Boca de sertão, nas portas das matas da serra, Santo Amaro parou no tempo, vendo de longe o progresso chegar a São Paulo e depois às cidades do ABC.

Por conta disso, ao contrário do que acontece hoje, quando freguesias sem condições de vida autônoma são erguidas a município, Santo Amaro acabou virando parte da Capital. A mais extensa e populosa, e uma das mais ricas, mas sem a autonomia do passado.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.