Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os Campos Elíseos e outras casas

O Palácio dos Campos Elíseos não nasceu palácio, nasceu palacete. Foi construído pelo fazendeiro e empresário Elias Chaves para ser sua residência, o que dá um pouco a dimensão das fortunas dos homens ricos de São Paulo no final do século 19 e começo do século 20.

Dimensão que fica mais clara quando pegamos algumas outras casas da época, como o palacete de Dona Veridiana Prado, transformado no atual São Paulo Clube, ou o palacete do Conde Penteado, hoje da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, com entrada pela rua Maranhão, que, na época em que o conde morava lá, era o fundo da casa.

Da mesma época, e tão imponente quanto os outros, temos a chácara do Carvalho, que abriga uma escola na Barra Funda e que era a residência de Antonio Prado Júnior, filho de D. Veridiana.

Pouco mais novas do que essas, as casas do filho do conde Penteado, Armando Álvares Penteado, na rua Alagoas e a casa de Horácio Lafer, na avenida Europa, insistem no tema, mostrando a força e a solidez da riqueza paulista depois do ciclo do café.

Várias outras foram derrubadas para dar lugar a prédios que marcaram o estilo da cidade, enquanto outras, especialmente no bairro dos Campos Elíseos ainda estão lá, meias que cai não cai, emprestando suas madeiras e cristais importados da Europa para servirem de abrigo para cortiços miseráveis.

É assim que as coisas são no mundo inteiro. Aqui só aconteceram mais rápido e de forma mais tola. Afinal, quando eu era menino fui muito na casa de meu amigo José Cássio do Val, bisneto de Elias Chaves, que morava num palacete menor do que o Palácio dos Campos Elíseos, e que também era lindo, mas foi derrubado pelo governo em nome do progresso.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.