Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Árvore boba da calçada

 

Quando nós éramos moços, nosso grande companheiro e professor de vida natural, nas férias na fazenda, era o Zé do Santinho, depois simplificado para Zé Santinho.

Grande caçador, conhecedor da fauna local, especialista nas artes do Tatú Branco e consequente impossibilidade de se caçar nas noites em que a entidade sai pela mata, defendendo os animais e comendo o cano das armas dos caçadores escondidos ao lado dos carreiros.

Leia também: A natureza sacode a casca

Andar com o Zé, a cavalo ou a pé, era um privilégio. Ele tinha histórias fantásticas, verdadeiras aventuras, misturadas com conselhos práticos e exemplos do que era o quê no mundo natural que nos cercava e deslumbrava, como o capim gordura pintando os morros, para fazer contraponto para a florada das paineiras. Ou o canto de alguma ave ou a pegada da paca no carreiro atrás da colônia.

O Zé Santinho era, antes de tudo, safo. Não se apertava muito diante do desconhecido, especialmente quando o desconhecido era um pássaro voando ou o seu pio entre as árvores do matão ou nos pastos da fazenda.
– Zé, que passarinho é esse? Se ele soubesse, dizia; se não soubesse, dizia do mesmo jeito: – Num liga não, é só um bicho sem vergonha, passarinho bobo do brejo.

Leia também: Acabou o verão

E seguia em frente, convencido da sua certeza e de que a ave em questão era só um passarinho bobo do brejo, enorme família de aves criada por ele e que englobava todas as espécies de que não conhecia o nome.

A solução simples e pragmática do Zé Santinho tem sido uma poderosa arma para disfarçar o meu desconhecimento. Quando ando pelas ruas e praças e me perguntam “que árvore é essa?”. Se sei, digo o nome, mas se não sei, não me aperto, sigo o exemplo do Zé Santinho, faço cara de entendido e respondo que é uma árvore boba da cidade.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.