Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Ruas e avenidas

São Paulo é um ninho de cobras se espalhando pelo planalto. São milhares de quilômetros de ruas e avenidas correndo em todas as direções, num emaranhado mais ou menos organizado, que segue a reboque da marcha da cidade em vez de pautar seu desenvolvimento.

É assim desde o começo. Nenhum plano conseguiu domar a vontade inata da cidade, que se multiplica e engole as cidades vizinhas num movimento irrefreável, começado há mais de um século e que hoje avança muito além do ABC ou da Região Metropolitana, chegando perto de Jundiaí, São Roque, Itu e Sorocaba, pra não falar no Vale do Paraíba, onde a Dutra se transforma em avenida.

Nesse matagal indecifrável e desconhecido, a cidade abre ruas e avenidas, que se consolidam ou não, mas servem de leito para o caudal que segue o rumo do progresso e faz regiões inteiras mudarem de cara em menos de dois anos.

A consequência é algumas vias ficarem famosas, enquanto a maioria segue quase desconhecida de enorme parte da população. É raro alguém da zona sul conhecer bem a zona leste, como é raro alguém da zona norte andar sem problemas pela zona oeste. São Paulo é tão grande que é quase impossível conhecê-la por inteiro.

Mas algumas avenidas são marcos urbanos e podem ser bonitas ou feias. A avenida Santo Amaro é feia, como a Rebouças também o é. A 23 de Maio é bonita, a Rubem Berta é menos bonita e a Washington Luiz é positivamente feia. A avenida São Luiz seria um marco se o Centro estivesse bem cuidado. A avenida Francisco Mesquita é feia e a Faria Lima bonita. A avenida Sumaré se destaca e, junto com a Henrique Schaumann e a Brasil formam um dos corredores mais bonitos da cidade. E assim, eteceteramente, São Paulo se abre para o belo e o feio em poucos minutos.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.00

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.