Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A chegada dos imigrantes

59Pouca gente sabe, mas quando o ciclo da imigração para São Paulo ganhou volume e rapidez, a cidade tinha menos de 30 mil habitantes.

É isso. Por volta de 1870, São Paulo não tinha 30 mil moradores. E no começo do século 20 já beirava os 300 mil. O dado faz pensar sobre o que quer dizer ser quatrocentão e porque eles são minoria na população do estado inteiro.

A imigração teve um papel fundamental para desenhar a cara do estado moderno e para o processo de desenvolvimento alucinante que transformou o produtor de café numa potência econômica, com números comparáveis a Bélgica e a Holanda, dois dos países de melhor qualidade de vida do mundo.

Atrás do processo da vinda dos imigrantes estavam alguns paulistas quatrocentões. Gente de visão, que percebeu que a escravidão, além de inumana, era antieconômica e que por isso começou a estruturar o estado para receber os europeus expulsos do continente pelas guerras, pela miséria e pela fome.

A Europa estava longe de ser um paraíso. Foi esse cenário dramático que levou centenas de milhares de pessoas a virem para o Brasil, uma terra desconhecida, do outro lado do oceano, respondendo aos convites feitos por pessoas contratadas para isso.

Quem trouxe os imigrantes para São Paulo foi uma companhia montada em parceria entre a iniciativa privada e o governo da província. Através dela foi erguida a infraestrutura que recebeu essa massa de gente e a distribuiu pelo território paulista.

Seu sucesso foi tão grande, que só italianos, vieram mais de dez vezes a população da capital quando o processo começou.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.