Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os primeiros ipês dão as caras

Entra ano, sai ano, é a mesma coisa. Um belo dia, de repente, sem aviso nenhum, você dá de cara com um ipê roxo florido. É o primeiro que você vê e, como acontece sempre, você se deslumbra com a florada maravilhosa.

Os ipês sabem que são especiais. Não que as demais árvores plantadas em São Paulo também não o sejam ou que devam ficar envergonhadas diante da riqueza dos ipês. Não é por aí, ao contrário, todas as árvores merecem respeito e admiração, se não for por nada, porque são parte especial do quebra-cabeças da natureza.

Mas os ipês são um espetáculo à parte. Como tem muito e de todas as variedades, roxo, amarelo, rosa e branco, eles ocupam um lugar marcante na sequência das floradas. Afinal, entre todos eles, suas floradas vão de maio a fim de setembro, começo de outubro, o que é muito mais tempo do que qualquer outra espécie tem para se exibir para a cidade.

Além disso, os ipês são espertos. É verdade, são vaidosos, são orgulhosos, mas são, antes de tudo, espertos. Tirando umas poucas árvores mais moças, sem muita noção da vida e de seu ritmo, os ipês conhecem as manhas e as variações do humor de São Paulo.

E eles se valem delas para fazer o melhor para realçar sua beleza, a riqueza das flores, a elegância dos troncos e seu comprometimento – desinteressado – com os milhões de pessoas que vivem aqui.
A ordem das floradas é milimetricamente planejada. Uma entra depois da outra, mas sempre antes da anterior sair completamente de cena.

E o jogo começa com os ipês roxos, que estão chegando aos poucos, abrindo seus cachos nos lugares mais inesperados, como batedores testando os caminhos para as tropas poderem passar. Daqui a pouco se espalham e tomam a cidade de assalto, começando pelos cemitérios.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.