Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O primeiro frio

O primeiro frio chegou. E chegou forte para a época do ano. Quem está dentro de casa, com a TV ligada, se encanta com a geada nos campos do sul do país, tudo branco e europeu, como se a Serra de Santa Catarina fosse os Alpes e a Serra Gaúcha, os Pirineus.

Quem está dentro de casa, com roupas de lã, cobertores quentinhos, camas arrumadas, adora uma boa noite de frio. Fazer um fondue e beber um vinho é uma forma gostosa de se vingar da pandemia.

Se tiver lareira, melhor ainda. A festa fica completa, ou o encontro a dois, tanto faz, o importante é o frio servir de desculpa para alguma coisa gostosa, aconchegante e quente, como um abraço apertado.

Estamos no meio de maio, mas o frio entrou com cara de inverno. Com a força que tinha na época do “bom sono pra você e um alegre despertar”. A maioria não vai saber o que é isso… era o jingle dos cobertores Parayba.

Pode mais quem chora menos. Protegido, o frio é uma delícia, até numa noite de julho, com o céu limpo e a lua com seu halo, deitado no terreiro de café, ao lado dos montes e dos carreiros com os grãos secando.

Debaixo de um edredom, qualquer frio é moleza. Duro é aguentar a noite gelada dentro de uma tenda pequena instalada debaixo do Minhocão.

No chão, caixas de papelão abertas bloqueiam a friagem que sobe do cimento das calçadas. Sobre o corpo, um cobertor velho completa a proteção das roupas surradas. Na cabeça, um gorro de lã e, se tiver como, uma garrafa de pinga para rebater o vento que entra cruel, rasgando a pele.

O frio nas ruas não tem poesia, não tem beleza. É duro, maltrata, dependendo da noite, chega a matar.

Milhares de pessoas vivem nas ruas de São Paulo e têm que aguentar o frio brutal que está só começando. Se tiver como, ajude.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.