Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A Cidade Universitária

A Cidade Universitária é uma das regiões mais bonitas da cidade. Antiga fazenda, comprada pelo governo do estado para instalar o Instituto Butantã, a USP ocupa uma área imensa, para os padrões de São Paulo, ao longo do rio Pinheiros, morro acima, até quase o Jaguaré de um lado, a Casa do Bandeirante do outro e a divisa de Osasco no fundo.

Cheia de árvores e com canteiros com flores coloridas, a região é um prazer para quem caminha por ela, seja fazendo exercício, seja apenas passeando.

Logo na avenida de entrada duas fileiras de palmeiras dão as boas-vindas, assessoradas pelas azaleias que dividem o canteiro central com elas. Como nas calçadas laterais grandes acácias sombreiam o pedaço com suas copas densas, desde a entrada a Cidade Universitária vale pelo verde e pela paz.

Verde e paz que se espalham pelos imensos gramados encosta acima e depois morro abaixo, acompanhando a topografia e os locais onde foram erguidos os prédios da universidade. Desde a raia olímpica até o hospital Universitário, no alto do morro, na divisa do terreno, os horizontes são largos e abrem o espaço.

São alqueires a alqueires de sonho para uma região como São Paulo, incluída uma parte do fundo do Butantã, onde o verde cede lugar ao cinza que é marca registrada da cidade.

Além das árvores, ou por causa delas, os pássaros são uma atração extra e especial. Por todo o campus é possível vê-los voando, comendo, descansando nos galhos, passeando pela grama, furando sacos de lixo, como se ali fosse seu habitat natural e não uma área reconquistada por eles, onde a vida é mais fácil do que nas matas e campos que circundam a cidade.

A Cidade Universitária é um paraíso no meio da metrópole alucinada que gira em volta o ritmo de seus dias. Lá é como se a vida parasse, para a gente descer e descansar um pouco.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.