Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O tempo passa

O tempo passa de várias maneiras. Passa simplesmente envelhecendo e enferrujando a liga que um dia foi forte. Passa acabando o que uma vez existiu e foi bom. Passa sem deixar marcas. Passa ferindo o corpo e a alma, como o corte de uma navalha passando na pele do pescoço, ou a cicatriz de uma faca cega torturando os olhos.

O tempo passa porque nós passamos. Mas há uma inversão terrível no jeito de ver as coisas. Inversão fruto de nossa grandeza ridícula, de nossa pretensão infinita de alcançar a eternidade divina.

Graças a Deus, o tempo não passa, somos nós que passamos por ele, vivendo como a vida é servida, momentos leves ou pesados, que trançam a malha da existência, nos cruzando, nos ligando e nos separando de outras pessoas, que, como nós, também se ligam, também se separam, choram e riem, conforme a vida vem, conforme a vida bate, mais leve ou mais pesada.

É assim que é e é assim que é bom. A vida é uma aventura fantástica, através de uma estrada que se abre larga em direção ao nosso destino.

Ao longo dela as estações se sucedem, com flores, e calor, e frio, e sol, e chuva, e folhas secas caídas no chão, numa sequência maravilhosa que, se às vezes machuca, com jeito, dá a contrapartida do riso franco, cintilando nos olhos olhando com amor, na mão que se abre na hora mais difícil, no gesto de carinho no momento de descanso, na ternura e na paixão que se confundem na construção do êxtase e na trama da felicidade.

O tempo passa. Mas, quando passa próximo e amigo deixando a gente dividir seus momentos, passa sem passar, com as coisas boas crescendo, justificando a luta contra as tempestades, o semear e o colher, o andar junto e o amor que nasce e se fortalece ao longo da estrada.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.