Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Santa Cecília, olhai por nós

Santa Cecília, olhai por nós, velai por nós, tende piedade dos nossos ouvidos, diariamente massacrados por alguma coisa que chamam música, mas que lembra mais um instrumento de tortura terrível, dos usados pela inquisição e que serviram de modelo a tantos outros aprimorados pelo homem ao longo do tempo.

Vinicius de Moraes disse uma vez que São Paulo era o túmulo do samba. Se não estava brincando, o que é uma possibilidade, o poeta, na época estava por fora do que acontecia aqui, ou então não ligou o prêmio que ganhou por Orfeu da Conceição com quem o premiou, no quarto centenário da cidade.

É verdade que não tem como comparar o número de grandes sambistas de São Paulo com o número dos compositores cariocas. Mas tivemos Adoniran, Vanzolini, e foi aqui que aconteceram alguns dos momentos mais importantes da música popular brasileira, como os festivais e programas da TV Record. Foram neles que surgiram e ganharam corpo gente como Elis Regina, Chico Buarque, Jair Rodrigues, Vandré, Caetano e Gil, Milton Nascimento e toda uma sequência de músicos da maior qualidade, entre eles Toquinho, o último parceiro de Vinicius.

Foi de São Paulo que saiu a maior de todas as nossas pianistas, Guiomar Novaes. E é aqui que está a melhor orquestra do país, aplaudida de pé nos Estados Unidos, onde música é coisa muito séria.

Por isso, Santa Cecília tende piedade de nós. Padroeira dos músicos faça com que a música brasileira volte a ser o que já foi, não só uma das melhores do mundo, mas alguma coisa que dê prazer ouvir e que seja cantada de verdade, ao contrário do que acontece hoje.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.