Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Ipê roxo 2021

Este ano os ipês roxos entraram em cena cortando de cima, dispostos a não dar espaço para ninguém, nem antes, nem depois de sua florada. O momento é deles e a ideia é marcar o ano com o roxo de seus cachos deslumbrantes de tal forma que as outras floradas, incluídas as dos demais ipês, azaleias, espatódias e mais plantas que ousem enfeitar a cidade, se tornem motivo de galhofa, como diria meu tio Alfredo.

Um botânico com formação em escola de primeira linha, com pós na Europa e doutorado nos Estados Unidos, explicará cientificamente o porquê da florada dos ipês roxos. Dirá que é consequência da hipotenusa da El Niña no cateto do El Niño ou outra verdade científica tão apavorante quanto esta. E todos se curvarão ao peso da ciência, da verdade indiscutível, embasada por fatos e teoremas testados em laboratório e levantados nos alfarrábios das bibliotecas mais prestigiosas da Terra.

E é tudo verdade, com certeza é tudo verdade. Quem sou eu para ousar discutir com tanta sapiência, tanto conhecimento, tanto empoderamento da mente e do espírito!

Mas um botânico lida com a parte visível dos fenômenos naturais. Ele não consegue compreender a interferência das ondas cósmicas retornando de antigas galáxias, não sabe avaliar o peso das sombras eternamente vagando pelo espaço, nem entende como a lua cheia refletida num lago consegue fazer os corações baterem mais forte, as almas se sentirem mais próximas e os corpos se fundirem.

A outra verdade, a verdade que não se fala, mas que está aí, à mostra e à disposição de quem quiser entender, é a certeza de que as árvores têm sentimento e que os ipês roxos este ano deram mais de si numa homenagem silenciosa, mas vibrante, aos quase 500 mil brasileiros mortos pela covid19. Estupidamente mortos pela covid19.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.