Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Nos dias de inverno

Os dias de inverno em São Paulo oscilam muito. Faz calor na hora do almoço em boa parte deles, ainda que de noite fazendo frio. É do clima da terra e sempre foi assim. Mas que mudou, mudou. Quando eu era criança, a cidade ainda tinha uma névoa do cão, e uma garoa gelada, que cortava a carne, para doer nos ossos, aumentando muito a sensação de frio. Hoje o tempo está mais seco. O frio dói menos e a temperatura machuca pouco. Nada que um bom creme hidratante não resolva.

Mesmo assim, ainda existem os dias que depois de uma noite gelada, daquelas que até debaixo de um edredom o frio te pega, amanhece um dia lindo, com o céu infinitamente azul e um frio de arrepiar pele de foca, porque é inverno e a estação tem que marcar posição.

Nestes dias, o bom é sair de casa, andando a pé e de repente, sem saber de onde vem, sentir no ar o cheiro inconfundível e amigo de pão saindo do forno.

Poucos cheiros combinam mais com os dias frios do inverno do que o cheiro único e especial de um belo pão assando num forno de padaria.

É como se o dia ganhasse o calor que o tempo não lhe dá. A fumaça leve se espalha, e com o cheiro a alma fica mais quente, aquecendo o corpo, que agradece sentindo na boca, como se fosse verdade, o gosto bom do pão quentinho com a manteiga derretendo.

Nessa hora é como se houvesse uma volta para o tempo da infância. Para a época em que era possível andar pelas ruas sem medo de ser assaltado, e quando as casas tinham muros e grades baixas porque não havia perigo e os cidadãos de bem ainda não estavam condenados a ficar presos. E é bom. É bom lembrar, sentindo no cheiro do pão um tempo que não volta, mas que mostra que ser feliz ainda é possível.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.