Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Antes era melhor

Diz a lenda que antes era melhor. A dureza da vida e a nostalgia do passado faz a fantasia voar e sonhar com o que nem sempre foi como o sonho mostra, se é que um dia existiu.

Faz tempo, numa conversa sobre os tempos da mocidade, quando ser feliz era fácil e o cavaleiro andante vencia os monstros para garantir o final feliz, minha prima Maiá jogou um balde de água fria nos otimistas perguntando para as mulheres da roda: Vocês se esqueceram de quanto vocês choraram porque o menino amado não nos amava?

É verdade, temos a tendência de esquecer o feio e o triste para guardar as lembranças boas, as luas cheias no terreiro, os pores do sol na cabaninha, o Guarujá, os passeios de barcos, as pescarias, as primeiras pranchas de surf.

Mas a vida é bem mais do que isso. Tem todo um outro lado, ou vários lados, que tapamos e escondemos debaixo do tapete e, vinte anos depois, estão quase esquecidos e, quarenta anos depois, se são ressuscitados, renascem com uma cor que nunca tiveram, porque a vida pega mais ou menos pesado até para quem tem sorte e acha que viver é fácil.

Ninguém vai dos 12 aos 20 anos sem dar muita topada, sem tomar muita porrada, sem sentir no mais fundo da alma a dor profunda de não saber o quê ou por quê.

É assim porque é assim, geração após geração, civilização após civilização, pai depois do avô e filho depois do pai.

É verdade, tem gente que teve um antes de princesa e o agora é de gata borralheira. Tem quem nadou sem esforço correnteza abaixo e agora tem que subir o rio nadando de costas, com jacaré passando ao lado.

Faz parte da vida, mas isso não quer dizer que antes era melhor. Quer dizer que você não está vendo o bom e o belo da sua vida agora.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.