Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

9 de julho de 1932

Mal armados, mal treinados, mal comandados, em 9 de julho de 1932, os paulistas se lançaram rumo ao Rio de Janeiro para derrubar o ditador Getúlio Vargas e o risco que ele representava para a democracia brasileira.

A Revolução de 1930 colocou Getúlio no poder. Poucos meses depois, São Paulo descobriu o enorme erro cometido e que o apoio indispensável para a vitória da Revolução se transformara em arma contra os paulistas e tudo o que São Paulo representava.

O que estava em jogo era o progresso do Estado, a chance de uma vida melhor para todos, a possibilidade de transformar sonhos em realidade e de fazer do Brasil um país moderno.

O que João Alberto, interventor de Getúlio no Estado, trouxe consigo foi a tentativa de destruir o que a soma dos filhos da terra com os imigrantes, todos paulistas, conquistara. Um Estado pujante.

Uma sociedade menos injusta. Boas escolas. Rede de saúde pública e a oportunidade de crescer, como pessoa, como família, como sociedade.

Em 1932, a ameaça era concreta. Quem foi para as ruas contra ela foram os paulistas de todas as classes, na Capital e no interior. Ninguém aceitava a trama macabra que estendia sua teia sobre o Estado. Era preciso resistir e foi isso que o paulista fez.

Mal armado, mal treinado, mal comandado, o povo de São Paulo se rebelou e no dia 9 de julho pegou em armas para marchar para o Rio de Janeiro e depor o ditador. A única chance era chegar rápido, mas, na divisa dos Estados, a tropa recebeu ordem para parar. Daí para frente, São Paulo foi abafado pela ditadura e pelos outros Estados. Foi só uma questão de tempo para os paulistas serem derrotados.

Mas, em 1934, São Paulo deu o troco. A criação da Universidade de São Paulo redimiu a derrota na guerra. No final, São Paulo venceu.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.