Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O começo

A primeira vez que São Paulo mudou de lugar foi logo depois de sua fundação, ninguém sabe exatamente de onde para onde, nem quando. Não que a última informação não fosse conhecida. Era, mas sumiram com as primeiras atas da Câmara de Piratininga e por isso não sabemos mais quando a vila fundada por Martim Afonso mudou de lugar e se uniu a Santo André da Borda do Campo, onde mandava João Ramalho, e que não tem nada a ver com Santo André ou com São Bernardo.

O começo da história ninguém sabe quando foi, mas foi antes de 1.532, quando João Ramalho e outros brancos subiram a serra de Paranapiacaba, para morarem com os índios de Tibiriçá, um dos grandes chefes do planalto, onde se instalaram para não mais sair, dando origem aos núcleos que viriam a ser a cidade de São Paulo.

São Paulo não nasceu São Paulo, nem foi fundada pelos jesuítas em 1.554. São Paulo se chamou antes Piratininga e foi a segunda vila do Brasil, fundada em 1.532, por Martim Afonso de Souza.

É esta vila que marca oficialmente o começo da povoação do planalto de Piratininga pelos brancos. Ninguém sabe ao certo onde ela ficava, exceto que era próximo do caminho do Peabirú, que cruzava o planalto, ninguém sabe direito por onde.

Que a vila foi fundada em 1.532 não há dúvida e que ela mudou de lugar poucos anos depois, se fundindo com Santo André da Borda do Campo também é certo. O que não se sabe é onde as duas ficavam.

Mas o dado importante é que desde o começo de sua história São Paulo sempre teve uma mobilidade impressionante, mobilidade que até hoje a cada dois anos muda a cara da cidade.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.