Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Madrugada

A madrugada é terrível. É nela que todos os fantasmas saem das gavetas da memória e tomam conta do quarto, assombrando a escuridão vagamente quebrada por uma primeira claridade que vara as frestas da janela.

De madrugada cada cavalo tem sua cor e nenhum gato é pardo. As coisas explodem com mais intensidade e se impõem com força, abafando o grito no peito, que vira uma tosse leve, com medo de chamar a atenção dos outros fantasmas que ainda não acordaram.

É a hora terrível em que os problemas aparecem como problemas. Com toda a intensidade, com toda a desesperança. Mas com a necessidade de resolve-los, porque não há o que fazer, a não ser resolvê-los.

É fundamental resolve-los. Não tem como continuar em frente sem uma solução, seja ela qual for, desde que resolva a parada.

E aí a madrugada joga a favor, porque se, no seu silêncio cortado apenas pelo barulho incessante da cidade que nunca dorme, ela embala a fotografia do problema, ao lado dela, invariavelmente, mostra também o mapa da mina, as correntes que levam ao porto seguro, onde é possível arrumar a nau, consertar as velas e o leme, para começar a nova etapa.

Mas bom mesmo é ver a madrugada avançar. A faixa de luz se tornar mais clara, iluminando mais do que o quadro da janela, entrando pelo chão do quarto e clareando as paredes.

É bom como tomar sorvete de creme com calda de chocolate. Lembrar de todos os tempos bons que passaram e não voltam mais. E sair da cama pronto para enfrentar o dia de frente, porque com o dia se faz também a luz do problema.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.